A minha auto-biografia

Hello!! My name´s Adriana Pinto, I´m twenty-three years old I born in Braga on twelfth February 1986, I live with my four brothers and my parents in S.Paio D´Arcos, I´m medium height, my face is round, I have brown eyes, I have short curly brown hair, I´m generous, stubborn, in my free time I like to travel, swim, and surf on the internet. My favourite colour is blue and black.

Olá.

Chamo-me Adriana Conceição Azevedo Pinto, nasci em Braga no dia 12-02-1986 tenho 23 anos, vivo com os meus pais os meus 4 irmãos (Hugo 25, Sara 16, Tiago 14 e Jéssica 6), em S. Paio D´ Arcos -Braga. Na minha infância até os meus 4 anos fiquei com a minha avó materna, ela era muito boa para mim fazia sempre os possíveis para me dar coisas, levava-me para o colégio (pré-primária de esporões) onde ela residia. A minha avó faz me muita falta faleceu há 16 anos, mas como eu era pequena não me lembro como reagi á situação. Tive uma infância feliz, com a presença da minha avó materna, a pessoa que infelizmente mais falta me faz e me custou muito perder foi o meu avô paterno, meu padrinho se ele hoje cá estivesse a minha vida seria totalmente diferente. Sinto muito a falta dele. CM DR1 Outro grande problema que também me custou muito saber foi que tinha uma irmã mais nova que não é filha da minha mãe, admito no princípio foi difícil digerir a situação mas agora ela vive connosco pois nós assim o quisemos e na altura era e é o melhor para ela. Quando me confrontei com esta situação tive que crescer muito rápido para ajudar a minha mãe e os meus irmãos, em tudo o que eles precisassem, eu senti que tinha que o fazer para me auto ajudar, não falei para o meu pai um bom tempo, mas dada a altura em conjunto com os meus irmãos decidimos que a menina tinha que viver connosco, assim foi, é o melhor para ela assim tem uma família reunida com a mãe biológica não teria, anda na escola tem toda a ajuda necessária por parte dos irmãos, resumindo tem uma vida normal coisa que se estivesse do outro lado impossível seria, acho que todos nós da família aceitamos bem a miúda pois afinal não tem culpa nenhuma da burrice de alguns, não a culpo por nada, se bem que às vezes os meus irmãos mais novos sentem algum certo desconforto em relação a ela, pois como é criança tem tudo e eles reclamam mas no fim fica tudo bem, a Jéssica tem um feitio muito difícil. Só acho que merecia um pouco mais de atenção da mãe biológica, mas não quero passar por esses pontos. Deve reflectir mais sobre implicações desta situação (posições em confronto…posição do seu pai, sua, da sua mãe, da mãe biológica, da menina, etc. )

O meu pai trabalha no estrangeiro - França (manobrador de todo o tipo de máquinas). O meu pai passa por situações onde tem que prestar auxilio a pessoas que ficam presas em suas casas por causa das cheias, pessoas que ficam presas na neve ele vai lá com a máquina apropriada á situação e salva as pessoas, está contente por lá estar. A minha profissão de sonho era ser educadora de infância mas depois decidi ficar a ajudar a minha mãe e por ai fiquei.

CP DD DR1 Moro num sítio pacato mas a partir das 6.30h é impossível descansar, só para quem tiver sono muito pesado, estão sempre a passar camiões. Eu quando chego a casa tenho o direito de deixar o meu carro bem estacionado, para não condicionar os outros, tenho o dever de não perturbar os meus vizinhos. A minha casa fica numa aldeia é S. Paio D´ Arcos Concelho de Braga. (Foto igreja) Falta texto

CLC UM DR1 Já teve que ser alterada algumas vezes, pois os meus país só pensavam em ter dois filhos e a casa era pequena, só tinha dois quartos; a família cresceu, nasceu a minha irmã o meu pai teve que fazer mais um quarto pois éramos duas raparigas e um rapaz, então logo pôs mãos á obra mas ao fazer mais um quarto alterou toda a casa aproveitando a estrutura da mesma, fez uma cozinha maior, sala de estar, tudo para o conforto e bem-estar da família. Ele teve que usar muito tipo de material e melhor que usado na construção anterior, tipo???? revestiu todas as paredes com roofmate, para conservar o calor da casa para não ser tão frio no inverno, também meteu janelas de vidro duplo, mais uma ajuda na conservação do calor e para ter maior poupança nos custos de aquecimento, na sala de estar, fez uma bonita lareira para nas noites de festa estar lá com toda a família reunida. Tenho garagem, um pátio grande para fazer grandes churrascos no verão. O meu pai teve o cuidado de construir uma casa com uma arquitectura moderna, as tintas que usou por fora da casa foram anti-fungos pois a minha casa fica num sítio muito húmido, por dentro usou tintas laváveis pois com gente pequena em casa é um problema, para aumentar ao pátio teve que usar betão para ficar mais firme, tenho quintal mas quem o faz é a minha mãe ela gosta eu não ligo muito, ela planta lá couves, tomates, alface quando tem tempo livre. Quando pensou em fazer obras teve que pedir licenças á câmara e resolver algumas burocracias que dizem respeito á construção que ia ser realizada, também teve que chamar gente para trabalhar com ele o que no principio não correu muito bem pois a pessoa que lá meteu era aldrabona o meu pai tinha que sair para comprar material e o homem fazia tudo mal o meu pai tinha sempre que confirmar e ás vezes até deitar a baixo pois não podia ficar assim, ele até empatava o serviço o mais possível, o meu pai até chegou a encontra-lo a dormir em cima dos sacos de cimento isto aconteceu, duas vezes o meu pai não estava a gostar do serviço prestado mandou-o embora preferiu fazer ele com uma ajudinha do meu irmão mais velho às vezes lá apareciam uns amigos para ajudar.

Melhorar o português e Falta comunicação (ver descrição)

Cont. DD DR1 desenvolver os critérios de evidência É compreensível mas chateia pois os camiões ao passarem por vezes faz estragos nos nossos bens. Quando podiam passar pela rua ao lado que vai dar ao mesmo sítio é mais larga. Quanto aos novos loteamentos acho que o presidente da junta devia tomar uma atitude e pôr a minha rua num só sentido por causa dos camiões a minha tia já teve problemas pois ficou sem um pouco de muro e ainda lhe arrancaram um caleiro quando podiam passar pela rua ao lado que vai dar ao mesmo sítio é mais larga. Acho que era uma boa atitude. CP DR3 Na freguesia onde resido construíram uma creche que funciona também como jardim-de-infância e como atl, onde os miúdos podem ficar até mais tarde, para fazerem os trabalhos de casa, tirar dúvidas da escola e onde estão sempre acompanhados por educadoras.Enquanto os seus pais não estão em casa. Acho que é muito bom para o crescimento da freguesia, agora faltava um lar de idosos, pois tem muitos velhinhos que passam grande parte do dia sozinhos, com o centro de dia estariam mais ocupados e tinham coisas novas para contar quando chegassem a casa. Tenho a minha avó 73 anos eu e a minha mãe já a influenciamos para ir para um só para distrair, conversar conhecer pessoas novas, era muito bom para ela e para muitos outros como ela, mesmo para ela passear mais pois está sempre metida em casa sem nada que possa fazer, para ela não estar sempre enfiada em quatro paredes, por opção. Acho que no infantário a junta de freguesia devia por computadores para os miúdos pesquisarem, pois é uma freguesia pobre e nem todos têm a hipótese de ter um computador falo porque tenho lá o meu primo no atl e muitas vezes ele pede-me para utilizar o computador ao fim de semana quando os meus irmãos estão em casa, como é um espaço para os miúdos e está aberto todo o dia e tem boas condições para isso era uma boa solução. A junta de freguesia tem computadores á disposição mas a junta está aberta às terças e quintas das 9h até às 11.30h o que é uma hora absurda para uma criança que no dia seguinte tem que levantar cedo para ir á escola.

O novo hospital privado será que vai ser bom para a população mas vai depender da altura dos meses, pois maior parte da população que ali vive e as vizinhas são muito pobres e como todos nós sabemos no hospital privado as pessoas têm que pagar tudo às suas custas pois não tem comparticipação, mas vai tirar muita confusão ao hospital público sem dúvida, acho que vai ser muito bom para o crescimento da freguesia pois como estão a construir novos apartamentos mesmo em frente ao hospital vai ser uma mais-valia mesma para pessoas que vêm de fora.

Na minha maneira de ver:

-A liberdade e a e responsabilidade estão tão ligadas na medida em que só somos realmente livres se formos responsáveis; Dar exemplos concretos

-A responsabilidade implica uma escolha e decisão racional, o que vai de encontro á própria definição de liberdade; Dar exemplos concretos

Além disso, a liberdade e a responsabilidade são parâmetros essenciais na construção de um indivíduo como pessoa, visto que é através da liberdade e da responsabilidade que um sujeito é capaz de se tornar autónomo. Um dos maiores actos de cidadania reside na capacidade de reconhecer princípios de conduta a pensar em códigos de lealdade institucional e comunitária, mesmo não tendo conhecimento da constituição da República Portuguesa ou da Constituição Europeia, qualquer português ou europeu reconhece que existe um conjunto de princípios de conduta aos quais está necessariamente obrigado, de entre os quais podemos salientar o principio da liberdade de pensamento, de reflexão, politica ou religiosa, dentro das instituições poder-se-iam destacar:

Os escuteiros, os bombeiros e as guias de Portugal; Estes têm a função de tomar conta da boa aparência das nossas freguesias ou mesmo cidades, nas matas, montes, e sítios de visitação para os estrangeiros, dentro das profissões destacam-se:

CP CFE DR2 Os professores, médicos e advogados….

A ordem dos médicos e advogados, tem a finalidade de estabelecer um conjunto de normas às quais os seus profissionais têm obrigatoriamente de se submeter. O segredo de sigilo por parte dos advogados, é o objector de consciência, por parte dos médicos, estabelecem-se como princípios de conduta. A cidadania impõe limites aos seus códigos deontológicos básicos da dignidade humana, eu acho muito importante existirem estes códigos pois se essas entidades não tivessem códigos muitas não cumpriam o dever que lhes é destinado na sua profissão, advogados que compram pessoas para fazer de testemunhas em casos que nem sequer conhecem, médicos que enganam pacientes e depois quando se vem a descobrir a verdade já pode ser tarde para essa se curar, etc. …

(Será justo um advogado deixar ir preso um inocente? será justo um médico ter casos de doença critica deixara mãe e a criança morrer ou ficar em sofrimento para toda a vida?). A minha mãe já teve uma gravidez de risco onde teve algum problema pois o médico que a estava a acompanhar receitou-lhe uns medicamentos que fizeram má formação no feto e ela sofreu um aborto, pois o dito médico recomendou-lhe um medicamento que continha substancias que o organismo não aceitou e ele abortou. CP CFE DR3 Quando vou ao posto médico da freguesia, acho que há pessoas que são melhor recebidas que outra (existem pessoas especiais) não acho isso muito ético, às vezes o atendimento é mesmo fraco. Houve uma situação com a minha mãe onde ela que estava desde muito cedo á espera de consulta chegou ao balcão de atendimento para confirmar se não a tinham passado á frente e funcionaria estava a ligar para uma das cunhadas para ela aparecer lá rápido pois estava a chegar a vez dela. A minha mãe só perguntou á senhora que estava lá se existiam pessoas especiais, ela ficou muito calada e até saiu do balcão de atendimento. Agora também há uma nova regra no posto tem que fazer marcação de consulta para medir tensão arterial, nível de diabetes, não acho muito certo, pois existem lá três enfermeiros porquê fazer marcação de uma coisa tão simples o que é totalmente desnecessário. Os professores, médicos e advogados….??????

A ordem dos médicos e advogados, tem a finalidade de estabelecer um conjunto de normas às quais os seus profissionais têm obrigatoriamente de se submeter. O segredo de sigilo por parte dos advogados, é o objector de consciência, por parte dos médicos, estabelecem-se como princípios de conduta. A cidadania impõe limites aos seus códigos deontológicos básicos da dignidade humana, eu acho muito importante existirem estes códigos pois se essas entidades não tivessem códigos muitas não cumpriam o dever que lhes é destinado na sua profissão, advogados que compram pessoas para fazer de testemunhas em casos que nem sequer conhecem, médicos que enganam pacientes e depois quando se vem a descobrir a verdade já pode ser tarde para essa se curar, e muitas outras situações.

(Será justo um advogado deixar ir preso um inocente? será justo um médico ter casos de doença critica deixara mãe e a criança morrer ou ficar em sofrimento para toda a vida) CP RPC Dr1????. Eu acho que os conceitos sobre o aborto, ou a eutanásia são relativos, mas na minha opinião o aborto (a morte de uma criança no ventre da sua mãe produzida durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundação união dos óvulos com o espermatozóide até ao momento prévio do nascimento) só devia ser feito se o feto ou a mãe tivessem algum tipo de problema crónico ou má formação pois hoje em dia temos muitas medidas de precaução (preservativo, pílula, pílula do dia seguinte) só acontece se a pessoa quiser ou se for inconsciente, eu sou contra o aborto se for feito intencionalmente por a mãe não ter condições de criar o bebé, ou por não querer aquele homem como pai do seu filho, por não ser casada e ter medo da reacção dos vizinhos da família, eu penso se o gerou tem que o criar e combater todas as dificuldades que pela frente aparecem, agora fazer um aborto porque não quer ter o filho acho que deveria ter pensado nisso antes. Em conversa com a minha mãe já trocamos ideias sobre o assunto se por acaso eu engravida-se, eu criava a criança tivesse pai presente ou não, se tivesse poucas posses de lhe dar uma boa vida o mínimo estável claro e sempre com a ajuda da família isso sei que teria e nunca faria um aborto por vontade própria acho isso um crime. Quanto á eutanásia é relevante distinguir eutanásia de “suicídio assistido”por outras palavras a eutanásia é uma forma de matar independentemente dos motivos de quem estiver a cometer o acto. Acho que se a pessoa estiver em constante sofrimento sim devesse pensar na eutanásia mas com o consentimento dos familiares e da pessoa em questão, com a pessoa nessa situação é difícil para ela e mesmo para as pessoas que a rodeia, eu aceito diferentes opiniões posso não aceitar todas mas tenho que as ouvir pois estou atrás dum balcão.

A loja do cidadão foi uma mais-valia para todos nós pois tínhamos que gastar um dia talvez do uma semana para tratar de alguns papeis, agora no mesmo sitio tratamos de tudo o que quisermos quando antigamente tínhamos que ir a vários sítios e era uma chatice para toda a gente, poupa muito tempo mas se pensassem em fazer outra loja não era mal pensado porque na altura em que os estrangeiros estão cá é muita confusão e muitas filas de espera, concordo que as instituições (até famílias) precisam construir e manter um código de ética, mas antes é preciso que nós seres humanos, façamos uma revisão completa em nossa escala de valores. Para que haja conduta ética é que exista consciente, isto é aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, um guia de conduta ético deve visar ao bem comum e reunir os princípios que deverão orientar a conduta humana dentro das organizações, a forma de ser e agir, uma organização forte, saudável e duradoura é constituída pelas pessoas que nela trabalham.

CP DD DR2??? Tenho o direito de tratar bem toda a gente e ser bem tratada. Há muitas situações onde os patrões não assumem a sua responsabilidade, para ajudar os empregados e Acho que toda a gente havia de ter folga semanal obrigatória, mas todos sabemos que hoje em dia isso não acontece pois todos precisamos do dinheiro extra em casa. No local de trabalho o patrão é sempre obrigado a dar o mapa de férias aos empregados é um dever que o próprio faz ou manda o empregado de escritório fazer, é um dever que ele tem para com os empregados, no meu trabalho nem todos os anos posso tirar férias, pois a minha mãe não pode ficar sozinha, eu quando o penso em fazer tenho o cuidado de arranjar quem me possa substituir tem que ser alguém de confiança.

No meu trabalho não tenho nenhum funcionário pois hoje em dia são muitas as despesas com um empregado salário, seguro, caixa, horas extra se forem precisas.

Não é fácil ter negócio hoje em dia pois um dia é bom o outro é fraco, nunca é certo por isso é difícil meter empregados pagar todas as condições necessárias e até formações se o for preciso. Quando abrimos o estabelecimento tivemos uma equipa grande pois tinha cozinheira, empregada de mesa, o meu pai, a minha mãe, eu e os meus irmãos, pois como todos nós estávamos na escola tinha empregados depois que desistimos da escola ficamos no café e como lá estava muita gente, as empregadas foram embora. Hoje sou só eu a e minha mãe.

CP AM DR2 ??? Em tudo o que faço tenho que negociar quando vou atender às mesas se a pessoa não gosta da ementa a sair tenho que apresentar outras alternativas para a servir e ela ficar satisfeita, com os fornecedores tenho que negociar pois eles têm que me vender um bom produto para eu bem satisfazer os meus clientes. TIC/CM DR2 Acho que foram uma mais-valia os computadores no mercado de trabalho, pois assim é muito mais fácil saber e conferir:

-stocks de mercadorias, as perdas, os ganhos, fazer inventários, tirar facturas sem perder tempo, outra coisa que acho que foi muito boa a evolução dos telemóveis, agora qualquer um pode andar de computador e telemóvel tudo num só, quando antigamente se fazia um inventário num dia inteiro ou dois, agora faz se em algumas horas, por exemplo, tenho fornecedores que no próprio telemóvel fazem as encomendas dos clientes senão teriam de escrever á mão. Eu tive que adaptar o computador ao meu trabalho, no princípio foi muito difícil mas agora até de olhos fechados, trabalho com computador onde tenho que registar todas as vendas, desenvolver +++ (ver descrições)

..utiliza o telemóvel no seu emprego? Que computador/programas utiliza? etc

Ter que saber todos os códigos quando ando de comando há distância no restaurante, foi complicado mas acho que agora não conseguia trabalhar sem ele. TICDR4 Nas últimas décadas do século passado e no inicio do novo milénio, assistimos á generalização das chamadas tecnologias da informação e da comunicação tic (tecnologias de informação e comunicação), que vão ser aproveitadas para uso nos sistemas de trabalho. Fruto desta utilização, o trabalho e o emprego vão sofrer alterações. A diversidade e importância dos efeitos das tic e a extensão dos seus impactos económicos, sociais e humanos justificam uma reflexão sobre ao sentido do desenvolvimento tecnológico das últimas décadas e a influência no perfil de uma nova sociedade está a substituir a velha ordem capitalista industrial. As tic englobam as seguintes ferramentas, computadores pessoais, computadores portáteis, software de apoio à gestão e à produção, internet, com variantes de intranet e extranet, correio electrónico (email), telefones móveis, tecnologia WAP (wireless aplication protocol), vídeo-conferências, fotocopiadoras e impressoras, televisão interactiva. Estas tecnologias estão hoje presentes em todos os domínios de trabalho, desde a agricultura, passando pelos serviços, até a medicina, nomeadamente em tecnologia de ponta laboratorial, em assistência ao trabalho médico em consultas á distancia, a telemedicina. Estas ferramentas dão origem á chamada nova economia servem para introduzir inovações nas empresas e nos postos de trabalho, facilitam os contactos em tempo real entre pessoas e as empresas e ao mesmo tempo intensificam as trocas de bens e serviços. Com efeito a junção das telecomunicações e da informática (telemática) origina um conjunto de novos serviços e novas profissões, promovendo novos empregos (teletrabalho). Mas por outro lado as novas tecnologias da informação e da comunicação vão tornar muitas profissões desnecessárias, levando milhares de trabalhadores para o desemprego. As tic têm, vantagens e desvantagens colocando grandes desafios e alterações á actual economia, na nova economia temos exemplos desses desafios são, manter os empregados comprometidos com a empresa e motivados para o trabalho, esperar que os empregados sejam gestores deles próprios, construir uma rede sólida de colaboradores que partilhem e consigam gerir a informação, criar oportunidades de exploração da criatividade e inovação dos trabalhadores, lançar em todas as empresas canais de comunicação e comercio online e captar recursos humanos capazes de gerir e usar essas tecnologias. Também temos alterações redução do número de trabalhadores necessários, em muitos sectores de actividade, as tic reduzem o tempo de trabalho e o número de pessoas, desaparecem profissões, criam novas exigências para o seu manuseamento e criam novas necessidades profissionais, surgem novas profissões. As novas telecomunicações e as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida e no sistema de trabalho. Com a afirmação de uma economia cada vez menos de base industrial e mais assente na multiplicação de serviços diversos, dá-se a terciarização da economia, o sector terciário tem-se tornado o sector empregos com exigências diferentes, são os vínculos laborais que ficam menos protegidos, de maior crescimento, quer em termos de produção de riqueza. Contudo este desenvolvimento tem provocado profundas alterações no mundo laboral. São profissões que desaparecem e outras que surgem, são pessoas que perdem o emprego e não se adaptam a provocando insegurança e assiste-se também à deslocalização de empresas para países com menores custos associados à mão de obra, tudo isto cria uma situação de instabilidade e precariedade do trabalho. Termina o conceito de emprego para toda a vida, assistindo-se a alguma incapacidade dos trabalhadores, que perdem um emprego, de se adaptarem a um novo emprego. A nova economia exige cada vez mais que o trabalhador se actualize com novos conhecimentos e competências, o que pressupõe formação ao longo de toda a vida, de modo a que pela actualização constante, consiga responder às exigências de uma economia de base tecnológica. O trabalhador com baixas qualificações da economia de base industrial já não dá resposta á procura existente no mercado de trabalho, com o desenvolvimento da informática, das telecomunicações e da electrónica estendem-se, desde as tarefas de gestão de perfil administrativo até á informatização dos processos de produção e aos processos de tomada de decisão nas organizações. Os trabalhadores na nova economia têm que ser altamente qualificados e de estar abertos a uma aprendizagem constante, de modo a adquirirem as competências profissionais necessárias quem não o conseguir fica desempregado. O desemprego é hoje um fenómeno com uma dimensão assustadora em termos mundiais. Segundo dados referentes aos 30 países da OCDE (os chamados países desenvolvidos e industrializados) este fenómeno atingia cerca de 40 milhões de pessoas, afectando em todo o mundo cerca de 800 milhões de pessoas. No caso de Portugal, mais de 400 mil pessoas estão desempregadas, estes números indiciam uma situação muito preocupante. E mais preocupante se torna, se pensarmos que muitas dessas pessoas são desempregados de longa duração, ou seja estão sem emprego remunerado há um ano ou mais. Os números indicam também que os mais afectados são os jovens, o chamado desemprego juvenil (16-24 anos) e as mulheres, devido às proporções que o fenómeno do desemprego atinge, os Estados começaram a valorizar, a nível do discurso político, a importância do conhecimento da informação, da formação e da investigação. Como resultado, assistimos ao aumento do investimento em educação e formação profissional.

Como forma de responder às alterações do mercado de trabalho e combater o desemprego, são postas em acção várias medidas, como exemplo, a nível do ensino, assistimos ao reforço do ensino profissional com vista a qualificar os jovens para a vida activa. A Microeletrônicas é um ramo da electrónica, voltado à integração de circuitos electrónicos, promovendo uma miniaturização dos componentes em escala microscópica. A área engloba tanto os processos de físico-químicos de fabricação do circuito integrados como o projecto do circuito em si. São considerados ramos desta área, igualmente, o desenvolvimento de software de apoio ao projecto de circuitos, modelagem de componentes, técnicas de teste, entre outras. Os componentes utilizados na Microeletrônicas são construídos na escala de mícron ou mesmo nanômetros, tornando-se parte do ramo de nano tecnologia. A redução no tamanho dos componentes utilizados vem, ao longo da história, seguindo a Lei de Moore. O conjunto de componentes usados para um mesmo projecto é tipicamente chamado de circuito integrado, ou ainda, "chip". Alguns exemplos de circuitos integrados são memórias de computadores, processadores, modems e conversores analógicos digitais. Os circuitos integrados são produzidos em waffles, discos de silício, normalmente de 300mm de diâmetro, sobre os quais são depositadas substâncias químicas, em um processo denominada fotolitografia. Tipicamente, diversos circuitos electrónicos (idênticos ou não) são fabricados em um mesmo waffle por vez, de modo a ocupar toda a área disponível. O custo de produção do circuito será o custo de fabricação do waffle, dividido pelo número de circuitos nele presentes (excluindo-se os defeituosos). Assim, um circuito é mais caro pelo fato de usar uma maior área do waffle - e, consequentemente, tendo um menor número de circuitos por waffle - e não necessariamente devido ao número de componentes presentes O projecto de circuitos integrados possui diferenças significativas quando feitos para circuitos analógicos e digitais. Esta diferença se reflecte tanto no mercado de trabalho (profissionais trabalham, normalmente, em apenas um destes ramos) como em ferramentas utilizadas para o projecto dos circuitos. Os circuitos integrados mais conhecidos hoje são circuitos digitais, tais como processadores e memórias. Eles são tipicamente produzidos através da combinação de transístores de modo a formar portas lógicas. O projecto de circuitos digitais permite um alto nível de abstracção. Linguagens de descrição de circuitos integrados possuem grandes semelhanças com linguagens de programação de software. Circuitos analógicos, tais como conversores analógicos digitais, fazem uso de transístores, capacitores e resistores. O projecto destes circuitos possui um nível de abstracção normalmente mais baixo. Circuitos analógicos mais complexos, tipicamente, possuem uma lógica digital integrada. Estes dispositivos são chamados de circuito analógico digital (do inglês "Microeletrônicas Machine", Máquinas Microeletrônicas). Estes projectos apresentam apenas em parte uma concepção electrónica, sendo, em larga medida, projectos mecânicos. Eles são usados para diversas aplicações, tais como micro sensores.

CLCEST Dr2??? No meu local de trabalho tenho a capacidade de operar com todos os equipamentos necessários para o trabalho a desenvolver mas o que escolho é a máquina de café, ( foto máquina

Pois não é só tirar café também é preciso saber como ela funciona e os cuidados a ter com a sua limpeza e higienização, depois do serviço de café limpar a máquina para que não ganhe crostas, de leite nem de café.

Há vários tipos de motores com diferentes turbinas dependendo do tipo de Máquina em questão passo a explicar:

As turbinas hidráulicas são movidas pela passagem de água armazenada nas albufeiras das centrais Hidroeléctricas. As turbinas a gás são movidas pelos gases resultantes da combustão de gás natural, Derivados do petróleo ou carvão, turbinas a vapor são movidas por vapor de água produzido em Geradores de vapor aquecidos, por reactores de cisão nuclear ou pela queima de combustíveis Gasosos, líquidos (geralmente fuelóleo) ou carvão, motores diesel são movidos pela combustão de gás natural ou derivados do petróleo, motores de explosão são movidos pela combustão de gás natural ou derivados do petróleo.

Quando falamos em energia, nos ocorre o calor, ou seja, a energia térmica. Esta manifesta-se sempre que existe uma diferença de temperatura entre dois corpos. Neste caso, a energia transmite-se sempre do corpo que tiver a temperatura mais alta para aquele ou aqueles que a têm mais baixa (por exemplo quando acendemos o esquentador para aquecer a água do banho).

Energia Eléctrica a matéria que constitui os corpos é constituída por partículas, denominadas átomos. Estes, por sua vez, são compostos por partículas ainda mais pequenas, os protões e os neutrões, que formam o núcleo e ainda os electrões, que circulam à volta daquele. Consoante a sua natureza, um átomo pode ganhar ou perder electrões para outros átomos. Este movimento implica a transferência de uma determinada quantidade de energia, a qual se designa por energia eléctrica. O fluxo de electrões propriamente dito é a corrente eléctrica. Quanto mais electrões se movimentarem no mesmo espaço, maior a intensidade da corrente. Alguns materiais transferem os electrões com maior facilidade do que outros. Sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia eléctrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas sinodais balanceadas, desfasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com três sistemas isolados. As máquinas eléctricas trifásicas tendem a ser mais eficientes pela utilização plena dos circuitos magnéticos. As linhas de transmissão permitem a ausência do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos electromagnéticos. Finalmente, o sistema trifásico permite a flexibilidade entre dois níveis de tensão. O sistema responsável pelo transporte de energia eléctrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras é composta basicamente por três subsistemas:

Sistema de geração de energia, composta pelos elementos responsáveis pela conversão da energia de alguma fonte primária em energia eléctrica e quaisquer outros componentes das unidades de geração.

Sistema de transmissão, composta pelos elementos responsáveis pelo transporte da energia obtida dos vários sistemas de geração para o sistema de distribuição interligados pelo sistema de transmissão.

Sistema de distribuição, composta pelos elementos responsáveis pela adequação da energia para o uso de consumidores de grande, médio e pequeno porte.

A transmissão de energia eléctrica é feita por meio de um sistema de transformadores e condutores eléctricos também chamados de linhas de transmissão os quais transmitem a energia eléctrica gerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas. O sistema de transmissão permite que a tensão eléctrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de geração alcance a alimentação das unidades de consumo atendidas pelo sistema. Nos primórdios da implementação do sistema de transmissão de energia de longa distância, graças ao avanço tecnológico principalmente devido ao trabalho de Nicola Tecla foi utilizado o sistema alternado para as tensões e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distâncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo. Para a geração de tensões e correntes alternadas, utiliza-se geradores síncronos ou de indução que em teoria poderiam fornecer qualquer número de sinais de tensões e correntes alternadas igualmente desfasadas entre si dependendo da construção dos geradores. Por questões de plasticidade, económicas (economia de material) e técnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifásico. Um circuito monofásico é um circuito que é constituído apenas de uma fase eléctrica e um neutro, devendo também possuir um condutor de chamado de "terra". Tipo de motor possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de Corrente Alternada. Dessa, forma eles absorvem energia eléctrica de uma rede monofásica e transformam-na em energia mecânica. Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência como, por exemplo, motores para ventiladores, geladeiras, fumadeiras portáteis. Quando o rotor estiver parado, o campo magnético do estator, ao variar sua polaridade entre norte e sul, induz corrente induzida. O campo gerado no rotor, devido a corrente induzida, tem a polaridade oposta do estator. Assim, a oposição dos campos exerce um conjugado na parte superior e inferior do rotor, o que tenderia gira-lo 180° de sua posição original. Como o conjugado é igual em ambas as direcções, pois as forças são exercidas pelo centro do rotor e em seguida contrários, o rotor contínua parado. Por esse motivo os motores monofásicos tem seu accionamento diferente dos motores trifásico, vejamos os tipos de accionamentos: Método fase dividida: o motor é enrolado com dois enrolamentos o principal e o auxiliar, o auxiliar tem sua resistência maior que o principal, com isso o campo ficam desfasados entre as bobinas e surgi um campo magnético girante, levando o motor a partida. É importante salientar que o enrolamento auxiliar deve ser desligado quando o motor atinge 75% da velocidade nominal do mesmo, isso geralmente é feito através de um interruptor centrífugo que desliga o enrolamento ao atingir essa velocidade. Método com capacitor de partida: Também faz uso de um enrolamento auxiliar só que ligado em serie com um capacitor de partida, que faz com que o atraso entre as bobinas seja maior que no método anterior, aumentando o conjugado de partida. Método com capacitor de partida e capacitor de marcha: nesse método, como nos outros, também se faz uso do enrolamento auxiliar, só que nesse caso o enrolamento auxiliar não é desligado. O funcionamento é o seguinte, quando o motor é ligado os dois capacitores estão ligado em paralelo (partida e marcha) quando o motor atinge a velocidade 75% da nominal o interruptor desliga o capacitor de partida deixando sempre o enrolamento ligado e com o capacitor de marcha ligado com ele. Método com capacitor permanente: nesse caso o enrolamento auxiliar (junto com um capacitor de marcha) fica ligado permanentemente, esse método é empregado principalmente em ventiladores de teto. Método com bobina de arrastamento: nesse método o motor não possui enrolamento auxiliar, no estator do motor se constrói duas bobinas (alem da principal), geralmente com uma ou duas voltas de fio, com uma espessura razoavelmente grande, essas bobinas ficam curto-circuitos e se localizam numa porção de cada pólo do estator, com a energização do motor a bobina principal induz nessas bobinas uma corrente fazendo que elas criem um campo magnético desfasado da principal e inicie o movimento do motor. Já organizei juntamente com amigos e o meu irmão festas de passagem de ano tinha muito tipo de material desde colunas de som amplificador, tipo o tipo de luzes desde luz roxa aos robots com várias cores e feitios televisão ligada a computador para efeitos virtuais ao som da música entre muitos outros equipamentos mas eu tinha que tomar conta da parte do bar e lá também tinha máquina de café e só eu lhe mexia pois a restante equipa não sabia, e tinha que lhe fazer a manutenção como diariamente faço no meu local de trabalho. para CLC EST deve rever os critérios de evidência (ver descrições…. Língua manual da máquina de café….comunicação - - que equipamentos utiliza para comunicar no contexto profissional?)

CP IA Dr2 Se pensarmos melhor, é fácil apercebermo-nos que num país tão pequeno como o nosso, os habitantes de diversas regiões e culturas têm costumes diferentes, falam diferente. Neste momento não tenho nenhum funcionário de outra nacionalidade mas já tive, era ucraniana não gostava muito do que fazia pois como ela não sabia falar, a minha mãe pô-la na cozinha mas ela resmungava sempre porque foi um amigo dela que falou com a minha mãe para lhe dar trabalho sem ela saber, passado pouco tempo foi embora talvez para ir buscar o filho dela que tinha ficado na Ucrânia, estava sempre a falar dele, eu tentava falar com ela mas era complicado comunicar ela só falava do filho, ela dizia muitas vezes “o meu bebé” era o que ela dizia bem em português, ela chorava muito e nós tentávamos falar com ela para distrair dizíamos para ela descansar pois o seu filho tinha ficado com a sua mãe, estava bem. Ela devia ter calma e pensar em trabalhar para arranjar dinheiro para quando lá chegar dar uma vida estável ao filho afinal foi para isso que ela veio para Portugal, esteve mais algum tempo connosco depois não apareceu mais nunca mais a vi, a minha mãe ainda passou na casa dela mas já não estava lá, nunca cheguei a saber o que foi feito dela, se calhar não aguentou de saudades e foi ter com o filho. Todos os dias passam no café pessoas de nacionalidades diferentes e não são discriminadas por isso, sirvo com toda a naturalidade e bom atendimento como se fosse um cliente habitual, pois nem todos os estrangeiros têm o mesmo comportamento. Passo a explicar, há alguns estrangeiros que se lhe dizemos que não percebemos o que disse, eles ficam chateados e até agressivos pois pensam que devemos estar a gozar com eles.

Ninguém gosta de viver ou de estar isolado, daí a necessidade de sair, ter amigos, colegas de trabalho, ou de desporto, etc. Multiculturalismo é uma forma de os seres humanos ficarem mais ricos em cultura uns com os outros.

CP Programação DR1 Namoro há 5 anos com o Bruno reside em Celeiros -Braga.

Já tive outros namorados mas nada de importante, nem tão sério como com o Bruno. Gosto de estar com o namorado, com os meus amigos sair e divertir-me na companhia deles, mas gostava de ter mais tempo para o fazer. Adoro passear na praia, caminhar na areia, gosto quando vem a noite enquanto estou sentada a ouvir o mar e a ver o pôr-do-sol. ADORO Eu na minha vida pessoal tenho que tomar muitas atitudes na gestão da própria pois eu passo muito tempo, melhor dizendo passo todo o dia no café e por isso tenho pouco tempo para fazer muitas das coisas que uma rapariga da minha idade faz, por exemplo para sair ao sábado à noite tenho que avisar a minha mãe para ela abrir o estabelecimento por minha vez, ou então não posso chegar tarde a casa pois sei que no dia seguinte vou trabalhar, resumindo praticamente não tenho tempo para mim, tenho que abrir mão de muita coisa por causa da minha função e por ser o braço direito da minha mãe. Abdico de muita coisa para estar a frequentar este processo, por exemplo tenho menos tempo para estar com o meu namorado, pois quando não estou muito cansada vou até ao computador, há outros dias que nem o consigo ver pois estou tão cansada que nem consigo estar em frente a ele tenho dias que trabalho 12, 13 horas fico de rastos. Penso em conseguir acabar, pois se algum dia me acontecer de mudar de emprego tenho o 12º ano, agora até para ser telefonista pedem o 12º ano de escolaridade. Era uma mais-valia para mim, pois gostava de fazer alguma coisa diferente, penso em ter o meu cantinho com o meu namorado penso em arranjá-lo ainda este ano, ter filhos ainda é um pouco cedo mas quem sabe se a vida me correr bem, para o ano penso bem no assunto. Não tenho preocupações com despesas nem orçamentos pois estou na casa dos meus pais e o que gasto é para meu consumo próprio. No meu tempo de lazer quando posso e não sou proibida de o fazer, tenho a competência de operar o equipamento necessário para obter um bom resultado e boa apresentação do conteúdo a relembrar mais tarde, por isso EST Dr1?? identifico a câmara de filmar pois grava o que queremos tanto em imagem como em som em tempo real, é um bom equipamento e tem uma funcionalidade muito boa tanto a nível artístico como cultural, no cultural podemos destacar museus, igrejas antigas, ruínas, etc. …. no artístico quando há um concerto, uma ida ao circo, teatro. A evolução dos equipamentos electrónicos fabricados em larga escala tornou a câmara de vídeo um grande atractivo tecnológico, barateando substancialmente seu valor, hoje encontram-se vários tipos de mecanismos com preços competitivos, possuindo inclusive câmaras fotográficas que filmam e câmaras filmadoras que fotografa, isso sem contar as webcams, dispositivos que ligados a algum tipo de processador (como computadores pessoais) conseguem fazer a captura de imagens como uma câmara de vídeo e transmiti-la via internet, como parte dessa evolução tecnológica, é importante notar o advento das micro câmaras, essas pequenas engenhocas, utilizadas como câmaras escondidas, são empregadas para situações como espionagem, matérias de jornalismo investigativo e também flagrantes usados em quadros de humor de programas de auditório, aspectos positivos decorrentes do uso á câmara de filmar, obtém resultados instantâneos, o que se filma fica registado e pode ser visionado a qualquer momento bastando para isso rebobinar a cassete, outra solução e talvez a mais viável, será a ligação directa a uma televisão dado o elevado grau de automatismo, não necessitam da intervenção de técnicos especializados para fazer gravações, qualquer formador com o mínimo de conhecimento pode recolher as imagens que considerar úteis para persecução dos seus objectivos, as fitas utilizadas não necessitam de técnicas laboratoriais, para revelar as suas imagens, tem focagem automática (zoom) que lhe permite a aproximação a imagens longínquas, quanto maior for o zoom maior será a aproximação, algumas oferecem a possibilidade de realizar filmagens á noite pois possuem infravermelhos. No meu dia-a-dia uso mais o EST/TIC telemóvel como meio de comunicação para falar com o namorado, a minha mãe os meus irmãos, posso dizer que é um bem indispensável pois hoje em dia ninguém saí de casa sem telemóvel, é um bom meio de comunicação pois com os novos sistemas até podemos ter imagem da pessoa com quem falamos por telemóvel que têm 3G (terceira geração) incorporados. Referir funções do seu telemóvel e suas utilizações (ver descrição de comunicação EST/TIC DR1 e desenvolver)

A minha vida profissional faz com que eu tenha pouco tempo para mim, pouco tempo de lazer, tenho que ter uma boa gestão pois tenho horários a cumprir para o bom funcionamento da casa. Quando posso e sei que posso vou assistir a explicações sobre meu negócio já fui a sessões sobre haccp, sobre como manusear todos os utensílios de cozinha e saber quais as cores para os distinguir, são formações para comerciantes que se realizam na associação comercial, é tipo um centro de apoio ao comerciantes pois quando surge alguma dúvida podemos colocar a questão que eles tentam dar uma solução. No meu trabalho não tenho nenhum funcionário pois hoje em dia são muitas as despesas com um empregado salário, seguro, caixa, horas extra se forem precisas.

Estou a tentar fazer o RVCC, porque na altura do meu 10º ano não tinha condições de o fazer. Fiz o 9º ano de escolaridade mas com alguma dificuldade (problemas familiares). RPC DR3 UC5 CFE Os códigos de conduta institucional sugeria que nas escolas os alunos deveriam ser mais responsáveis se isso não for possível puni-los de alguma maneira mas que não fosse a expulsão pois muitos estão á espera dessa atitude, para andar a fazer vandalismos aqui e ali, no regulamento interno da escola deve lá dizer que todos os alunos devem respeitar-se mutuamente para terem um ambiente normal, para se conseguir andar no estabelecimento de ensino em harmonia uns com os outros a noticia que há pouca tempo foi divulgada na internet de aluna agredir a professora por esta lhe ter tirado o telemóvel, vamos ver esta aluna não teve respeito nenhum para com a professora á uma por estar a usar o telemóvel dentro da sala de aula outra por ainda a ter agredido em frente a todo o resto da turma é preciso e urgente arranjar medidas para os alunos terem medo de cometer esse tipo de asneiras é preciso arranjar medidas para haver respeito entre todos pelo menos dentro da escola o que raramente isso acontece pois há sempre os selvagens que fazem tudo para que pareça o contrário. No meu tempo de escola acontecia muitas vezes dias consecutivos alunos andarem á pancada, murros, estalos, eu acho uma estupidez mas infelizmente acho que não há ninguém que consiga mudar essa postura de alguns alunos, isto acontecia porque alguns alunos picam-se ou a mandar bocas, ou no gozo, ou até mesmo por causa de namoros, acho que os alunos devem respeitar mais os empregados e professores, aos casos que vemos hoje são uma autêntica vergonha agora são alunos que agridem empregados, professores os país ou os tios desse aluno fazem justiça pelas próprias mãos. No aspecto de respeitarmos os valores culturais não me considero racista, mas se fosse confrontada com a possibilidade de adoptar uma criança de outra nacionalidade, não a rejeitaria pela cor da pele, formato dos olhos, não é isso que conta. Existem valores culturais diferentes, que eu respeito muito, pois cada um é livre de seguir os costumes da sua nacionalidade se assim o entender. Quando pensei em sair da escola tive que ser bem convincente para com a minha mãe, pois na altura eu não tinha cabeça, muito menos disposição para andar lá pois estava com problemas em casa, os meus pais tiveram para se separar, mas não foi só por essa razão passo a explicar, o meu irmão mais velho andava na mesma turma que eu e tivemos um professor da disciplina de toe (técnicas de organização empresarial) que desde o primeiro dia de aulas não gostou muito do grupo onde estávamos inseridos eu, o meu irmão e mais três colegas. Estava constantemente a pegar connosco mas principalmente com o meu irmão até que chegou um dia virou-se para ele e disse-lhe que ele não estava ali a fazer nada e devia ir para as obras nunca percebi a atitude do senhor pois o meu irmão era um aluno pacato não incomodava ninguém. No dia seguinte ao professor lhe ter dito aquilo o meu irmão foi ter com ele e perguntou-lhe o que lhe tinha feito para ele ter aquela atitude em frente a toda a turma e o professor disse-lhe na cara dele que não gostava dele, o meu irmão desistiu da escola eu ainda fiquei mais um tempo mas muito desmotivada a atitude daquele professor impressionou-me muito. Todos os meus colegas também desistiram, mas tive que explicar muito bem a situação á minha mãe pois ela gostava que todos os filhos estudassem e tivessem uma boa carreira. A minha mãe não queria que eu desistisse mas no final do período viu que não valia a pena continuar a bater no ceguinho pois eu estava mesmo sem vontade, pelo menos não de fazer aquele curso e a continuar a ter aulas com aquele professor o que tal não foi possível graças á atitude pode-se dizer infantil daquele professor. Os meus pais estavam mesmo mal no fim tudo contribuiu para que eu desistisse, pensei em tirar um curso mais tarde mas coisa que até hoje ainda não me foi possível pois fiquei sempre a gerir o café restaurante com a minha mãe, por isso espera conseguir alcançar os meus objectivos.

Tenho diploma de informática mas, na altura não tinha computador logo esqueci tudo o que aprendi no dito curso, tirei curso prático de contabilidade mas só falavam em bases não estendiam muito a matéria.

Temos um estabelecimento que eu e a minha mãe estamos a gerir. (foto café)

CLC UM DR2??? O café fica situado na freguesia ao lado da minha que é esporões é lá que passo maior parte do meu tempo por isso conheço Na freguesia de Esporões tem lá uma habitação uma grande quinta que foi conseguida com a ajuda das verbas do estado chama-se “casa de Santiago” .

já trabalharam lá a servir uns emigrantes, já trabalharam muitas pessoas uma para servir o pequeno-almoço, outra para tratar da roupa, uma para a limpeza, um jardineiro, um motorista, um Sr. Tem lá uma casa que dizem ser de uma Sra. viscondessa mas sinceramente não sei onde fica essa casa, a igreja de Esporões também tem um espaço muito bonito e arranjadinho falo porque conheço melhor a freguesia e passo lá maior parte do meu tempo. (foto igreja esporões) O lugar mais turístico que esporão tem é sem dúvida a Santa Marta das Cortiças pois é onde muita gente pára no Verão pois tem um espaço verde excelente, tem o bar aberto nessa época tem mesinhas para piqueniques, e estamos em contacto com a natureza, muitos emigrantes gostam de passar as tardes na Santa Marta pois as pessoas conhecidas convivem faz jogos tipo jogar cartas, fito, há grandes convívios o que é uma mais-valia para a freguesia. Esporões, remonta à época da ocupação pré-romana, facto comprovado pela Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças, na qual é possível observar vestígios desde essa época. O próprio nome da freguesia (Esporões), parece referir-se às muitas fragas rochosas que aqui abundariam. Numa delas, também conhecida por Santa Marta da Falperra ou das Cortiças, existiu um povoado castrejo, habituado desde a Idade do Bronze à alta Idade Média, passando pela romanização, esta ancestral Freguesia de S. Tiago de Esporões, era uma maneira de fortalecer a apresentação da mitra, no termo de Braga.
Tendo S. Tiago como Padroeiro, venera também com grande devoção Santa Marta, no dia 29 de Julho de cada ano, com uma grande romaria, existindo no alto do Monte com o mesmo nome, uma capela para esse fim, e onde é possível obter uma das mais interessantes vista sobre a Freguesia a que pertence, (Esporões) e Freguesias vizinhas, pois encontra-se a 378 metros acima do nível da água do mar. Esta Capela prova ser muita antiga, pela data gravada na pedra que faz parte integrante do arco interior da mesma (1520). Porém, há relatos de que é a data da sua reedificação mandada executar pelo então Arcebispo D. Diogo de Sousa (1502-1532), substituindo-se a que já existia no século doze, a qual se encontrava derribada. Mas a primitiva capela de Santa Marta, de que resta como um modelo dos aproveitados na primitiva construção da Mesquita de Córdova, já existia quando da destruição de Braga pela invasão muçulmana. Acho que toda a gente gosta de lá passar e ver a boa conservação que o espaço tem por isso acho que toda a gente deve ter o mínimo de respeito pelo local por ser sagrado e ter respeito uns pelos outros não deitando o lixo para o chão. (foto santa marta)

Língua - As pessoas que vêm de fora tem alguma dificuldade na linguagem os ucranianos eles conjugam os verbos todos da mesma maneira, em vez de dizer “eu tenho” dizem “eu ter”. Nós bracarenses às vezes também temos as nossas gaffes pois carregamos mais no sentido das palavras por exemplo ao dizer cão, Verão, carregam mais do que era necessário é mais parecido com o sotaque de Famalicão, mas os famalicenses dizem coisica ao invés de dizer coisinha, eu gosto do sotaque francês, acho engraçado a maneira de tentarem pronunciar o Português. Acho que na língua inglesa é muito mais fácil conjugar os verbos pois em português temos que conjugar todos de maneira diferente e em inglês é tudo igual só muda na 3ª pessoa do singular, é muito mais fácil esse tipo de escrever e até pronunciar. Reflectir sobre a língua como factor de integração social (ver descrição de língua UM DR2)

CLC UM DR3??? Eu tirei a carta e tenho a noção do que os sinais de trânsito querem dizer, não estão ali a enfeitar a estrada como muitos condutores pensam por exemplo o código da estrada diz temos um stop há que parar obrigatoriamente, se temos um sinal de cedência de passagem não precisamos parar mas temos que ter que ceder passagem se acontecer de passar um carro, ter muito cuidado com as velocidades permitidas dentro e fora das localidades 50kmh em algumas até 20kmh, auto estradas 120kmhpara além de que muita gente nem liga às velocidades, a mais importante e a que acho que os condutores deviam respeitar mais é a de passagem de peões tanto nas passadeiras sem sinais luminosos como as que têm o sinal. Ás vezes vê se acidentes que podiam ser evitados se o condutor respeita-se o código da estrada mas não acredito que haja quem o respeite á risca eu por exemplo de vez em quando lá faço as minhas asneiras mas sem tentar prejudicar ninguém. ++++critérios de evidência

CLC GE DR3(desenvolver os critérios de evidência) Eu todos os dias tenho o dever de cumprir as minhas obrigações no meu local de trabalho, tenho o dever de abrir o café todos os dias às 7.30h, sei que é o meu dever como empregada, na minha maneira de ver tenho que fazer o esforço para abrir a horas, deixar o estabelecimento em condições de higiene para o bem-estar dos clientes, fazer de tudo para se sentirem bem nele, estou no estabelecimento dos meus pais (café - restaurante) como empregada de mesa, há 4 ou 5 anos, gosto de trabalhar mas há dias em que apetecia fazer algo diferente. No meu trabalho tenho obrigatoriamente uma boa gestão principalmente com o relógio. (foto relógio) Pois tenho sempre que controlar a tempo e horas todo o material que vou precisar para esse dia. Tento ter sempre o tempo muito controlado passo a descrever às 7.30h tenho que ter a porta do café aberta, faço toda a limpeza, às 8.30h tenho que fazer o almoço para o meu irmão mais velho, depois sirvo os pequenos-almoços dos clientes que vão chegando lá para as 10h confiro os frigoríficos a partir daí vou ajudar a minha mãe na cozinha para termos todo o serviço pronto para quando os clientes chegar, pois os meus clientes estão habituados a sentar e comer pois eu tenho principalmente serviço de diárias é sentar comer para ir trabalhar novamente, gosto de ter sempre tempo controlado admiro muito todo o tipo de relógios antigos a minha avó tem alguns ainda de dar á corda, relógios antigos acho uma autentica preciosidade são bonitos mas admiro a forma como os nossos antepassados regulavam o seu tempo.

Relógio de ÁguaRelógio de Água

O primeiro aparelho medidor do tempo de que temos conhecimento está datado de 3500 a.C. Falamos de obeliscos que eram utilizados como relógios de sol rudimentares.

Este é apenas um dos muitos métodos que foram utilizados no passado para medir o tempo, outros métodos são: a observação das estrelas, os relógios de água e areia e outros engenhos que com maior ou menor acerto fazem parte de um percurso que continuou até aos nossos dias.
Todos os relógios funcionam seguindo um princípio semelhante, que consiste em contar um ciclo regular que nos permite medir o tempo. Dito de outra forma, a medição do tempo consiste na comparação de um evento fixo com outros que usualmente desconhecemos.

StonehengeStonehenge

Na antiguidade usavam-se como pontos de referência para a medição do tempo os acontecimentos naturais como, por exemplo, a duração do dia ou a observação dos astros. Por vezes a medição não era destinada a determinar a hora do dia mas mostrava determinados eventos que interessavam aos nossos ancestrais como por exemplo os solstícios.
Outros relógios, em vez de se fixarem num acontecimento externo usam um mecanismo próprio com uma duração constante; um dos primeiros aparelhos deste tipo foi criado pelos egípcios cerca de 1400 anos a.C., e denomina-se clepsidra ou relógio de água; o seu princípio consiste no facto de uma determinada quantidade de água necessitar sempre do mesmo tempo para passar gota a gota de um recipiente para outro. Este mecanismo foi posteriormente aperfeiçoado por outras culturas, como por exemplo a chinesa ou a hindu. Estes relógios continuaram a ser utilizados com formas cada vez mais elaboradas durante séculos. Antes o principal nos mecanismos portáteis era a energia para funcionamento (corda),

Tipicamente os mecanismos da época eram accionados por pesos, e portanto era impraticável o transporte pessoal, em 1524, 15 florins eram pagos por uma peça rudimentar do tamanho de uma maçã. Outros relógios apareceram, e eram provavelmente de origem alemã ou francesa. Os primeiros movimentos foram feitos de aço, mas movimentos de latão apareceram logo após, o principal nos mecanismos portáteis era a energia. A maioria dos relógios tinha apenas o ponteiro das horas, e tinham que receber corda duas vezes por dia. (Imagens e datas retiradas do site a história do relógio) Temos que ter em conta que na antiguidade as pessoas trabalhavam muito mais o que agora não acontece pois temos as máquinas para nos ajudar em todo o tipo de trabalhos exemplos um segurança com o avançar do tempo foi trocado pelas câmaras de vigilância, os agricultores que antigamente tinham que ordenhar as vacas hoje põem as maquinas a tratar disso e muitos outros serviços que com o avançar da ciência tiraram trabalho duro ao homem o que por um lado é bom mas por outro acaba por mandar muita gente para o desemprego. Tento sempre ter uma boa administração pois as autoridades do sector assim o exigem tento sempre ter todos os papéis em dia, todas as licenças, todas as facturas, etc. GE DR1 ++++ver descrições - despesas relativas ao lazer…utilizar terminologia própria…TIC na elaboração do orçamento e/ou declaração IRS Ainda não tenho nenhum tipo de encargo com orçamento familiar por isso ainda não me preocupo com isso por enquanto só tenho duas despesas fixas internet e telemóvel só???, mas tenho a noção que quando falando de um PPR (plano poupança reforma) de médio ou longo prazo, que podem financiar um complemento de reforma e em simultâneo ajudar nas necessidades, Renda fixa define-se como o lucro a partir a partir de um investimento, que ocorra periodicamente, o investimento pode ser económico ou administrativo, em finanças renda fixa é o nome de um investimento em títulos do mercado financeiro, letras hipotecárias papeis imitados para financiamento imobiliário com juros prefixados são créditos de bens garantidos por hipoteca, para tratar do IRS (imposto de rendimento suplementar) deixo tudo ao encargo do contabilista tanto do meu como de toda a família e o respectivo negócio, mas sei que o podemos tratar através da internet o que hoje é muito mais rápido e não precisamos de perder tanto tempo em filas enormes de espera. Acho que todas as empresas deviam ter isso sempre controlado para depois quando fecham e dão falência não deixarem os funcionários de mãos a abanar. A administração é um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objectivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projectos, arbitragem, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração, Gestão Económica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados económicos. Para implantação de uma boa administração é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos económicos e financeiros da empresa. Basicamente a apurarão do resultado económico de cada sector da empresa é comparado com o resultado de outros sectores onde a análise de custos resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência eficácia nos processos. Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Esse sistema representa a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada de forma a ganhar vantagem competitiva e assim redefinir os objectivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais. No mundo globalizado, as organizações constantemente tentam fazer uma medição do seu nível, mediante um mercado ou sector, a fim de obterem comparações de seus indicadores com outras organizações. A organização pública faz constantemente a medição de seus indicadores, tais como o produto interno bruto por capital, renda familiar, arrecadação de impostos, desempenho de estudantes, entre outros, de modo a obter um referencial, um nível de performance, reconhecido como padrão de excelência para um processo de negócio específico em relação a outros países. O advento da globalização trouxe a homogeneização dos centros urbanos, expansões geopolíticas, revolução tecnológica e hibridação entre as culturas. Os países, considerados de primeiro mundo, passaram a influenciar e ditar os padrões de excelência em todas as áreas: económica, política, educacional e social. Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. Para diminuir essa linha de comando imposta pelos países de primeiro mundo, a gestão pública pode visionar seu foco num excelente panejamento estratégico, os objectivos desta metodologia vão muito além do que se poderia extrair de um mero conjunto de indicadores. Quando aplicado adequadamente, permite ainda transformações organizacionais no sentido da acção, em especial criar uma visão integral da gestão e da sua situação actual, olhar em frente de forma pró-activa, alinhar a estrutura organizacional, estabelecer iniciativas priorizadas em direcção as estratégicas definidas e ainda influenciar o comportamento da sociedade, um olhar sobre a inércia dos sistemas de informações actuais dos serviços públicos, sugere que alguns têm funcionado em autogestão e internamente, algumas produzidas também isoladamente ao longo do tempo. Por exemplo, temos a redundância de processos para uma mesma finalidade, sendo processo e um conjunto de actividades estruturadas. Tem-se ouvido constantemente de alguns “arrivistas adeptos da era da modernização” que a área pública carece e necessita urgentemente da implantação de inteligência. Falam em inteligência como se esta fosse um produto acabado, disposto em prateleiras de lojas, à disposição de um ávido administrador bem-intencionado que queira propiciar uma verdadeira reforma no sector público! Eis um desafio, desenvolver um processo de gestão do conhecimento, os sintomas de disfunção são visíveis no interior do sector público, ao longo de seu relacionamento e até com a sociedade. Tal visão leva ainda a inclusão da voz do cidadão no desenho do processo, de modo que o resultado conduza a sua satisfação. Tudo é uma questão de estratégia. Embora não seja um padrão único e universal para a formulação de estratégias, faz-se necessário à criação de um esboço para que se possa prosseguir com a definição do processo estratégico, que viabilize a sociedade, de forma mais específica é formular, desenvolver, planejar, implantar e controlar o processo estratégico, além de se prevenir dos comportamentos sazonais futuros nas séries temporais, que está liga a macroeconomia crescimento económico, taxas de inflação, às finanças previsão de evoluções de mercados financeiros, investimentos, a gestão empresarial procura de produtos, consumo, a gestão pública previsões de tráfego em pontos ou estradas, e as áreas científicas meteorologia. Muitas análises preditivas podem ajudar os administradores na gestão de seus municípios, estados e outros órgãos públicos, nas mais diversas áreas. Estas análises auxiliam na prevenção a eventos futuros, fazendo com que diversas acções possam ser tomadas antes que os eventos ocorram, essas análises devem estar presentes no panejamento estratégico, isso auxiliará a gestão pública nas questões concernentes à arrecadação dos impostos, ao atendimento das demandas sociais em relação à saúde e a educação, tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada de forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objectivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais. E por último controlar, que estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das actividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correcção de possíveis desvios. Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas. Acho que para uma boa gestão de empresa e bom funcionamento da empresa e dos funcionários devemos cumprir as regras de higiene segurança e estar de acordo com as regras em função de cada tipo de trabalho, no meu café estou a pensar fazer obras para poder corrigir alguns erros que na altura que abri o estabelecimento estavam bem mas agora com as novas regras e o sistema de haccp (hazard analisys critical control points) e tenho que as mudar obrigatoriamente. CLC AS DR2 No meu local de trabalho faz-se reciclagem de quê? e faço com que os clientes e os meus irmãos também o façam pois vai ser uma mais-valia futuramente pois tudo o que reciclamos pode vir a ser qualquer coisa de muito útil é a tal linguagem muito conhecida dos 3 R's:

É através do processo de recolha selectiva de Resíduos Sólidos Urbanos que está a contribuir a política dos 3 R's.

- Reduzir a quantidade de lixos produzida em cada habitação através de pequenos gestos, como por exemplo, comprar produtos a peso, reduzindo a quantidade de embalagens que vai para o contentor.

- Reutilizar, ou seja voltar a utilizar o mesmo produto mesmo que seja para um fim diferente. Alguns exemplos poderão passar pela utilização das folhas de papel em ambos os lados, utilização de pilhas recarregáveis, etc.

- Reciclar, ou seja transformar materiais usados em novos materiais. Esta será a última alternativa, quando não for possível reduzir nem reutilizar

A reciclagem, em Portugal, tem ainda pouca expressão, estando longe da meta pretendida, 50% dos produtos recicláveis. Se uma das razões se deve à falta de consciência ambiental dos utilizadores, uma outra respeita o seu custo. Em Portugal, os resíduos de embalagens de vidro, papel, cartão e plásticos representavam cerca de 20% do conteúdo dos resíduos urbanos. No início da década de 90 os mesmos materiais representavam já cerca de 45% do lixo doméstico, o aumento da produção de resíduos cresceu igualmente para outros tipos de materiais. Portugal produz actualmente 3.3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e as estimativas apontam para um acréscimo de 1.15 milhões de toneladas na próxima década. Destes resíduos, 628 mil toneladas correspondem a embalagens não recuperáveis. Apenas 3,1% das embalagens plásticas foram recicladas em Portugal, em 1998.

Embora Portugal esteja ainda muito longe de outros países, onde a actividade de reciclagem se desenvolveu há muito tempo, a verdade é que mesmo com grandes progressos, dificilmente conseguiremos, ultrapassar a grande percentagem dos EUA. Significa isto que mais de 360 mil toneladas de matérias-primas vão ser perdidas anualmente, e que as restantes só serão realmente aplicadas para fazer novos produtos, idênticos aos originais, no caso dos metais e do vidro, outros países que também possuem uma cultura bastante avançada sobre reciclarem são os países nórdicos, ou seja, Suécia, Dinamarca, Noruega, além da Alemanha. Em Portugal, recicla-se 15,7% do seu lixo produzido, segundo estatísticas. Isto é pouco se compararmos a meta de 25%, estipulada pela União Europeia. Então para que Portugal comece a reciclar mais, é preciso uma consciencialização de que é preciso separar o lixo e fazer a recolha selectiva. A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes. Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características. A palavra reciclagem é muito usada nos dias de hoje, porque quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejectos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento, em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente. Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos económico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbónico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos factores negativos. No aspecto económico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

Em qualquer lado existe sucateiros ou captadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atractivo para as fatias mais qualificadas da população.

Captadores de recicláveis em lixo

Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento. O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças. Porque o tema reciclagem é tão importante! É simples, tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente de transforma noutras coisas. Imagina, se puseres uma maçã numa janela, passado poucos dias a maçã apodrece e acaba por desaparecer, agora imagina que pões um saco de plástico, daqueles que vais às compras, não fiques à espera, demora anos! Pois é, e por demorar tanto tempo é que o assunto reciclagem é tão importante, o ser humano produz vários tipos de material que não são facilmente degradados pelos agentes da Natureza e como somos muitos, há uma grande quantidade desses materiais espalhados por todo o lado. Alguns desses materiais são o plástico, o vidro, o metal, a esferovite. Esses materiais depois de usados são deitados fora e ficam acumulados e isso chama-se de lixo.

Curiosidade:

-O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.

-Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos.

-As latas levam uma vida de 80 a 100 anos, o plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem, e agora o pior: o vidro fica um milhão de anos na natureza sem se decompor, dá para acreditar! Nós nascemos, morremos e o vidro ainda está lá, firme e forte!

Então temos de arranjar uma solução para acabar com esse tipo de lixo. Podemos reaproveitá-lo! É o que a reciclagem faz. Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. As vantagens: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos.

Para fazer a reciclagem, antes temos que saber o que é a recolha selectiva. Recolha Selectiva é a separação dos materiais que podem ser reciclados ou não. Na recolha normal, o lixo doméstico é colocado em sacos bem fechados e depois depositados nos contentores. Agora, na recolha selectiva a separação prévia dos resíduos recicláveis, por tipo de material, nos contentores específicos (cada um possui uma cor) é a forma ideal de consciência ambiental. Além do mais, cada lixo possui um processo diferente de reciclagem. Cada pessoa produz 180 quilos de lixo em um ano. Tu podes reduzir bastante esse número com algumas atitudes simples no teu dia-a-dia:

Ao fazer compras tentar trazer produtos com embalagens recicláveis, que são reaproveitadas, aproveita os dois lados da folha de papel: um texto que tu imprimiste e saiu errado pode ser um belo papel rascunho, aquelas roupas, brinquedos, livros, e tantas outras coisas que tu não usas mais e ficam lá por casa, aproveita garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos, guardar alimentos, entre outras utilidades, aqueles sacos do supermercado podem ser um óptimo saco de lixo, quando a reciclagem é feita, os produtos que antes eram lixo, transformam-se em novos produto. Do papel reciclado são feitos mais papéis, jornais, revistas, livros, entre outros. Do plástico reciclado fazemos skates, novos plásticos e baldes de praia. Do vidro reciclado podemos ter novos vidros para serem usados como novos. O importante da reciclagem é que se economiza mais água e energia. Por exemplo: O papel reciclado requer menos energia, menos de água do que o papel obtido de madeira virgem. O Japão reutiliza 50% do seu lixo sólido. Neste país, são comuns diversos tipos de reciclagem. Os Estados Unidos reciclam mais de um terço de seu lixo. A recolha selectiva, existem espalhados pelas cidades, contentores, cada um representado por uma cor diferente. Os papéis e os papelões são representados pela cor azul. Nos contentores, podes colocar revistas, jornais, papel de escrita e embrulho. Não podes colocar: papel sujo, celofane, papel alumínio, vegetal e fotografias. A reciclagem do papel é totalmente limpa, ou seja, não envolve nenhum processo químico, o que diminui a poluição do ar e dos rios. Além disso, muitas árvores deixam de ser cortadas, economizamos água e energia. Os plásticos e os metais são representados pela cor amarela. Colocam-se nos contentores embalagens e sacos de plásticos, latas de conserva e latas de bebidas e não se coloca embalagens sujas com tintas, óleos, gorduras alimentares e produtos tóxicos. Os vidros são representados pela cor verde. As garrafas, frascos e boiões vão para os contentores. Lâmpadas, loiça, vidros de janela e espelhos não podem ser colocados nos contentores porque não podem ser reciclados. O lixo deve ser colocado à noite para evitar os maus cheiros. Se todos nós fizermos a nossa parte, não só Portugal mas todo o mundo ficará melhor e assim, preservaremos a natureza e viveremos num mundo melhor.

Curiosidades:

-Sabias que se salvam cerca de 20 árvores se reciclarmos uma tonelada de papel!

- Sabias que se poupam 400 quilos de areia para fabricar uma tonelada de vidro, a partir do vidro que colocas no contentor verde!

- Sabias que os plásticos são feitos a partir do petróleo, que pode acabar para sempre e que reciclar plásticos diminui a poluição do ar!

- Sabias que se levarmos os lixos recicláveis aos ecopontos se reduz a quantidade do lixo a depositar no aterro sanitário. Uma dica importante para todos que vão as praias. Sempre leva contigo um saco de lixo para colocar todo o que comeste. Assim, as praias ficam sempre limpas. Já imaginaste uma praia toda suja?! Ninguém vai querer ir à uma praia assim. Só acho que o nosso governo devia tomar atitudes para se fazer mais reciclagem talvez se os baldes de reciclagem fossem gratuitos pois os baldes são muito dispendiosos. O meu balde do café por exemplo ficou por 60€ (foto balde reciclagem)

É caro pois temos que pagar os baldes, os sacos, e a taxa de lixo todos os meses, era uma boa atitude.

Faço reciclagem do óleo tem uma empresa com o nome reciol credenciada para esse trabalho só tem de encher o contentor que eles me trazem.

Todas as imagens do texto (www.enciclopédia do estudante)

Reflectir os critérios AS DR2 (..reciclagem e trabalho artístico…publicidade ambiental, etc.)

A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da actividade do Homem.

Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, facto que merece a nossa preocupação (foto chaminés de fumo)

A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao facto de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas, outros factores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes, os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se.

Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição, nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, os CFC's, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas, a poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao facto de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas. Outros factores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes. Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se, os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição, nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais as chuvas ácidas formam-se coma libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens. Fábricas, Uma das consequências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflecte parte dessa radiação, a crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2 permite a passagem da radiação solar para terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é reflectido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa. A existência de ozono na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozono é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente. A destruição da camada de ozono provocada pelo cloro origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra, tem-se assistido à destruição da camada de ozono, ou seja, o aumento do “buraco” na camada de ozono, esta situação é mais preocupante nos pólos pois corre-se o risco de derreter os pólos, aumentando desta forma o nível médio das águas do mar. Este fenómeno atinge mais os países desenvolvidos, por serem os maiores emissores de dióxido de carbono.

TIC/CM OS computadores e os telemóveis (ver critérios de evidência - já dei sugestões anteriormente)

Acho que foram uma mais-valia os computadores no mercado de trabalho, pois assim é muito mais fácil saber e conferir:

-stocks de mercadorias, as perdas, os ganhos, fazer inventários, tirar facturas sem perder tempo, outra coisa que acho que foi muito boa a evolução dos telemóveis, agora qualquer um pode andar de computador e telemóvel tudo num só, quando antigamente se fazia um inventário num dia inteiro ou dois, agora faz se em algumas horas, por exemplo tenho fornecedores que no próprio telemóvel fazem as encomendas dos clientes senão teriam de escrever á mão. Língua - É evolução mas as nossas crianças, adolescentes, estão a ficar com o português estragado???? pois começam a usar a evolução muito cedo vejo pelos meus irmãos, escrevem o português o mais abreviado que conseguem, às vezes para ler uma mensagem demoro sensivelmente 5 minutos, acho que para os miúdos pelo menos até aos 15,16 anos não deviam ter telemóvel eu só tive o primeiro aos 15, há pessoas que não vivem sem o telemóvel, antes conseguiam agora não, eu tive que adaptar o computador ao meu trabalho, no princípio foi muito difícil mas agora até de olhos fechados, trabalho com computador onde tenho que registar todas as vendas, ter que saber todos os códigos quando ando de comando há distância no restaurante, foi complicado mas acho que agora não conseguia trabalhar sem ele. (este é o comando que utilizo) (foto comando)

Faço uso o computador no trabalho, mas também uso o telemóvel pois tenho que falar com algumas pessoas e até troco msg com elas, às vezes quando tenho um tempo livre vou até ao Messenger falar com colegas que não vejo todos os dias, é uma maneira de encontrar pessoas e até falar com familiares que estão no estrangeiro é uma boa maneira de comunicar sem gastar muito. Também temos o sistema de falar com a Webcam onde podemos falar em vídeo chamada a falar e ver a pessoa ao mesmo tempo são as vantagens que as novas tecnologias que nos oferecem,

acho que a linguagem abreviada (dar exemplos concretos) não é uma grande vantagem pois, isso influencia a escrita e ás vezes lá acontece de aparecer umas palavras que no português correcto estão mal escritas. Quando falo frente a frente com pessoas tipo??? quando dou informações, tenho que falar certo ou vou mandar a pessoa para o lugar errado ou quando falo com os meus fornecedores sei que tenho que falar assertivamente pois tenho uma certa responsabilidade, pois são encomendas que vou receber ou algum problema com o produto e como consumidora tenho que reclamar e pedir para eles mo trocarem, tenho que ter em conta o tipo de problema e a resolução para o mesmo para ser a atitude mais certa a ser tomada. IA DR2 No meu trabalho, tento não ter nenhum tipo de preconceito pois tenho que mostrar sempre boa cara para os clientes mas já tive situações constrangedoras e bastante tenebrosas, eu acho que o preconceito é uma coisa muito feia, mas toda a gente o tem por mínimo que seja mas tem. Eu posso dizer que não tenho preconceito mas estaria a mentir, quando passamos por um indivíduo negro podemos dizer que não somos racistas, mas vamos falar com ele tudo bem mas sempre com o pé atrás pois com o que vemos hoje em dia, a televisão influência muito o nosso ponto de vista, muitas notícias de Ganges que assaltam á mão armada, fazem mal às pessoas que vão na rua roubando-lhe a carteira ou a bolsa, fazem tiroteios onde vivem uns contra os outros. Eu no meu dia-a-dia passo por várias situações complicadas com ucranianos, romenos, ciganos, já me aconteceu de um cigano que todo alcoolizado me apontou uma arma á cabeça a sorte foi um vizinho do estabelecimento aparecer e conhece-lo e tirar-lhe a arma senão não sei o que teria acontecido, já tive a situações de ter crianças pequenas ucranianas a pedir-me dinheiro e a mãe ou o pai cá fora á espera dele, eu nunca dou dinheiro, dou leite, pão, bolos mas nunca dinheiro, Já tive situações de dar um bolo a um miúdo e quando ele chega á beira da mãe ela tira-o e come o bolo do miúdo é triste juro que tive vontade de lhe dizer mas ela não ia compreender nada do que eu dizer. É tão injusto. Se todos pudessem ajudar por exemplo quando vamos às compras por vezes têm campanhas para angariar alimentos (um quilo de arroz, de massa, farinha, garrafas de água, etc.) qualquer coisa faz a diferença e era muito bom, mas todos sabemos que a vida está difícil para toda a gente e nem todos podem ajudar, eu ajudo no que posso quando me sobra muita comida no restaurante dou á minha vizinha e também levo para a minha avó, talvez se pudesse criar alguma instituição para estes fins dar de comer a essas crianças e idosos que tanta fome passam e não têm condições nenhumas, concordo com essas campanhas e se puder ajudo com muito gosto. Neste momento não tenho nenhum funcionário de outra nacionalidade mas já tive, era ucraniana não gostava muito do que fazia pois como ela não sabia falar, a minha mãe pô-la na cozinha mas ela resmungava sempre porque foi um amigo dela que falou com a minha mãe para lhe dar trabalho sem ela saber, passado pouco tempo foi embora talvez para ir buscar o filho dela que tinha ficado na Ucrânia, estava sempre a falar dele, eu tentava falar com ela mas era complicado comunicar ela só falava do filho, ela dizia muitas vezes “o meu bebé” era o que ela dizia bem em português, ela chorava muito e nós tentávamos falar com ela para distrair dizíamos para ela descansar pois o seu filho tinha ficado com a sua mãe estava bem ela devia ter calma e pensar em trabalhar para arranjar dinheiro para quando lá chegar dar uma vida estável ao filho afinal foi para isso que ela veio para Portugal, esteve mais algum tempo connosco depois não apareceu mais nunca mais a vi, a minha mãe ainda passou na casa dela mas já não estava lá nunca cheguei a saber o que foi feito dela se calhar não aguentou de saudades e foi ter com o filho, todos os dias passam no café pessoas de nacionalidades diferentes e não são discriminadas por isso, sirvo com toda a naturalidade e bom atendimento como se fosse um cliente habitual, pois nem todos os estrangeiros têm o mesmo comportamento; passo a explicar, há alguns estrangeiros que se lhe dizemos que não percebemos o que disse, eles ficam chateados e até agressivos pois pensam que devemos estar a gozar com eles.

Não é fácil ter negócio hoje em dia pois um dia é bom o outro é fraco, nunca é certo por isso é difícil meter empregados pagar todas as condições necessárias e até formações se o for preciso. Quando abrimos o estabelecimento tivemos uma equipa grande pois tinha cozinheira, empregada de mesa, o meu pai, a minha mãe, eu e os meus irmãos, pois como todos nós estávamos na escola tinha empregados depois que desistimos da escola ficamos no café e como lá estava muita gente, as empregadas foram embora. Hoje sou só eu a e minha mãe. No aspecto de respeitarmos os valores culturais não me considero racista, mas se fosse confrontada com a possibilidade de adoptar uma criança de outra nacionalidade, não a rejeitaria pela cor da pele, formato dos olhos, não é isso que conta. Existem valores culturais diferentes, que eu respeito muito, pois cada um é livre de seguir os costumes da sua nacionalidade se assim o entender. No nosso mundo estamos constantemente a querer convencer, alguém da importância das nossas razões, ser convencidos por argumentos sociais, comerciais, políticos, religiosos, temos que saber defender os argumentos em casa, na escola, no trabalho, onde quer que nos encontremos. AA DR2 Ser assertivo é agir com atitude, responder, as propostas que a entidade patronal nos apresenta para essa saber que nós temos a capacidade de realizar as propostas pretendidas com assertividade, o comportamento assertivo constrói uma comunicação interna saudável dentro de uma empresa, saudável porque as pessoas passam a encarar os problemas do trabalho com naturalidade e resolvem-nos de forma efectiva. No meu local de trabalho tenho que ter sempre uma postura assertiva para com os clientes, para uma boa comunicação cliente empregado, uma postura assertiva no meu trabalho é por exemplo um cliente pede-me qualquer coisa para lanchar eu tenho que ter o cuidado de lavar as mãos antes de a fazer pois o cliente vai tomar conta se eu tomei esse tipo de cuidado e postura assertiva para um bom atendimento. A assertividade é o ingrediente para os relacionamentos proveitos, ao ter comportamento assertivo todos os indivíduos desenvolvem a confiança para com os companheiros de equipa, sabe lidar com a crítica, sabe bem o que quer em cada momento.

situação de vida?

CLC Saúde Já tive um problema de saúde que podia ter consequências muito graves se não fosse detectado a tempo. No quotidiano qualquer cidadão seja novo ou idoso tem que ter uma alimentação adequada á sua idade e ao seu nível de vida de trabalho ou ocupação. Eu no meu dia-a-dia tento fazer uma alimentação o mínimo equilibrada e sem excessos, tento fazer refeições com variedade de legumes e fruta ao longo do dia às vezes como o trabalho não dá descanso tenho que comer muito tarde, ou até me esqueço de almoçar, tento sempre não cometer excessos não comer muita carne de porco, batata frita evito ao máximo tal como o fast-food mas de vez em quando lá tem que ser. Eu já tive aquela altura do crescimento das raparigas onde têm aquela ideia fixa de emagrecer pois é, eu também entrei nesse sistema porque quando tinha 14,15 anos era gordinha e tinha gente que na escola me gozava por assim o ser, até que meti na cabeça que queria emagrecer, passava o dia sem comer quase nada, praticamente só tomava o pequeno-almoço e assim ficava emagreci muito de um momento para o outro o que teve as suas consequências fiquei com princípios de anemia, tive que andar a fazer exames e mais exames, comer muitos bifes com sangue muita coisa que contivesse ferro, pois o meu sangue estava a ficar fraco tive que começar a comer de três em três horas, tinha que seguir á risca as indicações do medico ou a coisa podia piorar. A anemia é a diminuição da hemoglobina (proteína presente nas hemacias) no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, que possui ferro e os meus níveis estavam a ficar com um défice muito elevado, a anemia é a falta de células sanguíneas vermelhas, isso ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigénio para os tecidos. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemacias, é o transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos. Os valores de normalidade da hemoglobina variam com o sexo e a idade, em indivíduo adulto (maiores 16anos) do sexo masculino o limite inferior da normalidade é de 13,5g/dl, em mulheres adultas este valor é de 12,0g/dl. È muito importante lembrar que o termo anemia reflecte tão-somente o baixo nível de hemoglobina circulante.

Sinais e sintomas

A anemia permanece não detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser vagos, o mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga, a falta de ar é relatada em casos mais severos, muitos casos de anemia severa incitam uma resposta compensatória na qual o trabalho cardíaco é aumentado levando a palpitações e transpiração, a palidez somente é notável em casos de anemia severa, e desta forma não é um sintoma fiável.

Pratico natação para movimentar o corpo e para aliviar stress principalmente, não tenho vida sedentária pois não passo muito tempo em casa, quando posso tento caminhar também gosto muito, comecei a praticar natação pois precisava de espalhar o stress que se acumulava em mim, tentei fazer ginásio mas o horário da actividade que eu gostava estava fora das minhas possibilidades de tempo disponível, na minha turma de natação tem gente de todas as idades posso mesmo dizer dos 14 até aos 70 anos mas fico surpreendida com o desempenho dessas pessoas é fantástico ver como elas fazem as tarefas pretendidas pelo professor como qualquer outro aluno, ouvi a conversa de um cliente que dizia ao senhor que estava com ele que já tinha feito 20km de bicicleta e que ao fim da tarde ia todos os dias caminhar a pé com a sua senhora o tal senhor devia ter os seus 70 anos fiquei surpreendida.

Compreendo que nem todas as pessoas tenham o cuidado de praticar exercício por falta de tempo, ou até de vontade. Tenho por hábito ler os folhetos dos medicamentos que dão na farmácia para saber mais e estar informada na revista tem a apresentação dos medicamentos e relatos de pessoas que já os tomaram e com ele curaram o problema que tinham, também fala de cuidados de higiene a ter em diversas situações, o exercício físico adequado para o problema, cuidados com a alimentação é muito interessante essa revista tem como nome ”farmácia e saúde”. Gosto de me manter informada com esse tipo de informações importantes. Na prática de desporto eu acho que devemos ter sempre quem nos influencie a fazer melhor, quando eu andava no ginásio desafiei a minha amiga Fátima só para não estar lá sozinha, passado algum tempo o horário de trabalho dela mudou e ela teve que desistir, eu ainda continuei mais uns meses mas sozinha não dava gosto lá estar, depois o horário da aula que eu gostava de fazer era muito cedo não dava para mim, saí do ginásio inscrevi-me na natação, ando eu e o meu irmão mais novo. Adoro sopa se possível ao jantar só sopa está óptimo, uma sopa contém muitos nutrientes importantes para o nosso organismo pois os legumes são cozidos e nessa mesma água a sopa é toda confeccionada, com a panela de pressão tenho medo de cozinhar mas quando o faço tenho todo o cuidado possível e imaginário, uso muito o forno a gás pois não tenho a lenha, uso microondas tenho cuidado de não fazer comida a mais pois é um desperdício. Nós precisamos de todos os nutrientes existentes os prótidos, lipidos e glícidos, os prótidos como as proteínas, são nutrientes indispensáveis para formação dos tecidos do organismo, as proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada entre (15.000 e 20.000) e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um número grande de moléculas. Os glícidos são a principal fonte de energia do corpo humano são armazenados na forma de glicogénio e quando necessários quebrados em glicose para ser utilizados pelo nosso corpo, quando as concentrações de glícidos é baixa os lipidos serão os próximos a serem usados, por isso quem faz dieta come poucos glícidos para acabar logo com os lipidos (gorduras) daí quando as concentrações de lipidos são baixas as proteínas serão utilizadas, a partir daí a saúde da pessoa está bem prejudicada. Qualquer um tem o dever de tomar conta de si como bem entender tanto na parte da alimentação como do desporto todos sabemos quais os produtos que ingerimos e nos fazem mais ou menos mal ou pelo menos temos que ter essa noção se comemos e sabemos que nos vai fazer mal o problema vai ficar a ser nosso pois vamos ter a dor ou o mau estar o resto do dia, quanto aos medicamentos genéricos quando posso compro-os pois são mais baratos e são alguns são feitos de produtos 100% naturais, pelo menos os que eu tomo. As pessoas das aldeias não têm uma farmácia ao dispor com tanta facilidade e recorrem aos produtos naturais tipos infusões naturais (chá de limão, infusão de eucalipto para facilitar a respiração, xarope caseiro e muitos outros)

Já fui operada 2 vezes às pernas problemas de varizes. Foi no hospital da Misericórdia Vila Verde, a operação foi realizada pelo Dr. Lobo. Já fiz viagens fui á Alemanha em 1999, à França 2 vezes em 2003 e recentemente em Janeiro 2009,gostava de ter a experiencia de lá viver. Quem sabe um dia ……….

Visitei várias lojas, a torre Eiffel mas não consegui subir até ao cimo pois estava muito vento e chuva o próprio vento empurrava a gente metia medo então decidimos não subir, gostava de ir buscar os meus primos á escola, já conseguia andar lá sozinha. Adoro conhecer novos destinos e espero ter possibilidades de o fazer mais vezes, a novos destinos claro. Eu tirei a carta e tenho a noção do que os sinais de trânsito querem dizer, não estão ali a enfeitar a estrada como muitos condutores pensam por exemplo o código da estrada diz temos um stop há que parar obrigatoriamente, se temos um sinal de cedência de passagem não precisamos parar mas temos que ter que ceder passagem se acontecer de passar um carro, ter muito cuidado com as velocidades permitidas dentro e fora das localidades 50kmh em algumas até 20kmh, auto estradas 120kmhpara além de que muita gente nem liga às velocidades, a mais importante e a que acho que os condutores deviam respeitar mais é a de passagem de peões tanto nas passadeiras sem sinais luminosos como as que têm o sinal. Ás vezes vê se acidentes que podiam ser evitados se o condutor respeita-se o código da estrada mas não acredito que haja quem o respeite á risca eu por exemplo de vez em quando lá faço as minhas asneiras mas sem tentar prejudicar ninguém.

Adoro animais tenho 3 cães, 3 periquitos, 1 pega, gatos nem sei quantos são pois estão sempre a fazer criação. Os meus pratos favoritos são arroz de marisco, ou bifinhos com molho champinhon.

Gosto de fazer desporto. Adorava ter mais tempo livre para praticar outros tipos, neste momento pratico natação, acho que sou muito pacata gosto de escutar as pessoas, conviver com elas, mas também gosto de estar quietinha no meu canto. A minha profissão de sonho era ser educadora de infância mas depois decidi ficar a ajudar a minha mãe e por ai fiquei.

Gostava de fazer alguma coisa diferente, por isso vou tentar e espero conseguir concluir o meu 12º ano e tentar conciliar as coisas pois só largo de trabalhar às 7:30H horas da tarde, se correr bem senão largo há hora que calhar.

Já estive 1 ano e meio no desemprego, estava complicado para a minha mãe conseguir conciliar todas as despesas, agora trabalho novamente no mesmo, sempre fiz o mesmo trabalho, às vezes para ganhar mais uns trocos arrumava a casa do antigo patrão do meu irmão.

SOU SONHADORA …………

Tenho sonhos como todas as pessoas, sonho tirar um curso para fazer algo diferente pois não tenciono ficar toda a vida atrás de um balcão de café, sonho casar, ter filhos, ter uma vida estável……….

ESPERO CONSEGUIR

Os meus cumprimentos

Adriana Conceição Azevedo Pinto